Oficinas

1. Comunicação e Catequese.
2. Comunicação e Liturgia.
3. Como fazer um Jornal Impresso.
4. Como fazer um Programa de Rádio.
5. Como Falar em Público.



Resumo das Oficinas:

Comunicação e Liturgia

O conteúdo a ser abordado numa oficina como um este tema é amplo. Vamos, portanto, ter momento para uma troca de experiências entre os participantes, para perceber como se dá a comunicação e na liturgia, nas celebrações animadas e participadas pelos integrantes da oficina.
Enfocaremos porque o tema “Comunicação e Liturgia” é tão relevante e importante na pastoral. O que se entende por liturgia e sua celebração.
A liturgia é essencialmente comunicação através: do espaço litúrgico, das vestes litúrgicas, da ação ritual e simbólica, dos símbolos, dos gestos, sinais e cores, da música, da cultura da comunidade, do ano litúrgico, dos ministérios, da presidência, do silênico e posturas, da qualidade no exercício dos ministérios...
Outro ponto são as vivências litúrgicas de recortes da celebração: acolhida, saudação, preparação do espaço, proclamação das orações, proclamação das leituras, respostas da assembleia, rito de repartir e distribuir o pão, cordeiro de Deus, Pai Nosso...
Usaremos alguns princípios metodológicos: interiorização, avaliação das práticas, liturgia se faz e não se explica, exercícios concretos à luz da liturgia como ação ritual e simbólica, mudança de atitudes e posturas na celebração. O trabalho na Oficina de “Comunicação e Liturgia” será embasado na visão teológica da liturgia como mistério de comunhão, experiência de entrada no mistério celebrado, cultivo da espiritualidade litúrgica, Liturgia participada, inculturada, comunitária, ministerial e fonte de vida.

4. Como fazer um Programa de Rádio

- Atualização, novas linguagens, capacitação técnica e reflexões sobre ética profissional, aprimoramento técnico;
- Como produzir um programa de Rádio;
- Rádio Notícia x Rádio Musical;
- Importância e abrangência do rádio;
- Debate – A Igreja e o Rádio;
- Ética profissional x Imparcialidade;
- Linguagem do veículo e público alvo;
- Técnicas de Locução.



Observação: Cada participante só poderá se inscrever em apenas uma oficina.